Simuladores de Rede

1- Simulador VMware : VMware

2- Simulador Cisco VIRL: http://virl.cisco.com/

3- Simulador GNS3: https://gns3.com/

- VMware: permite o acesso através de um cadastro na plataforma, e é disponibilizado em diversas línguas. Na aba "Laboratórios" é possível encontrar diversos modos para realizar a simulação/testes, e SDDC;

- Cisco VIRL: permite a criação de modelos baseados em redes já existentes, realizar a arquitetura dos sistemas operacionais, criação para plataformas IOS, maquinas virtuais e testes de software. Dentro da plataforma existe uma aba para simulações acadêmicas, assim como a licença particular;

- GNS3 é um dos mais indicados para fazer o teste laboratorial, porém com um significativo uso de memória. O site permite a simulação de maquinas virtuais de maneira simples e fácil.

Comparando Simuladores

Para a comparação é necessário saber se a utilização desses meios é produtiva, de modo com que o simulador não seja complexo, caro e tenha um grande uso de memória, já que na maioria das vezes eles são usados temporariamente para testes.
O VMware permite a execução de vários sistemas dentro de um único site, sendo eles Windows, Ubunto, Red Hat, etc. O sistema de salvamento automático permite que o usuário desligue a máquina e continue o trabalho depois, facilitando a maneira de trabalhar,  e um de seus pontos negativo é o alto custo para a utilização.
O Cisco VIRL tem alguns requisitos necessário de software para rodar, tonando assim um ponto negativo, além do custo. O site permite emular NX-OS, mas na realidade acaba sendo inviável se não houver um grande investimento por ele. É muito difícil encontrar avaliações positivas sobre o programa.
GNS3 é uma opção pois é gratuito para simulações, e permite o funcionamento de qemu e virtual box e em diversas redes. A nova versão (1.3) tem novas opções gráficas, podendo criar ferramentas de simulação em 3D, recomendado para estudantes, além de: todas as comunicações apresentam uma barra de progresso para o auxilio, Quemu não interfere nos gráficos, crashs são automaticamente reportados pelo próprio servidos.

Comentários

Postagens mais visitadas